quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Brasileiros no Exterior na UOL

Estamos na midia! É isso aí. O nosso blog mereceu estar relacionado entre os sites que auxiliam os brasileiros que estão residindo no exterior ou que desejam ir para fora. Valeu Felipe, pela entrevista e indicação. Quem quiser ler sobre este e outros blogs legais, clique aqui!

Alex Possato, coach e consultor de marketing pessoal e comunicação, diretor do Nokomando - realização profissional e pessoal

Crise Mundial? Que crise?


É admirável a capacidade da mídia em inventar crises e bolhas de crescimento. Não existe crise. Simplesmente porque não existe crescimento. A vida é um contínuo movimento, onde subir e descer é natural, faz parte, é assim. Você, brasileiro no exterior, não saiu do país por uma crise, mas seguindo a um impulso pessoal, que dizia estar no exterior as melhores oportunidades. Enquanto muitos saem, outros enriquecem aqui mesmo. E muitos imigrantes vêm para o Brasil, a terra prometida... para eles. Chineses, bolivianos, paraguaios, até minha esposa alemã. Eu, especificamente, que já vivi fora e hoje estou no Brasil, percebi que para mim – baseado nas minhas habilidades, personalidade, foco, etc - , as oportunidades no Brasil são maiores. Ganho mais aqui, bem mais, do que quando estive fora... Mas, por outro lado, a experiência que vivi no exterior é uma das minhas mais fortes bases para a auto-confiança em trabalhar e me desenvolver. Minha mulher, alemã, que era uma executiva de carreira promissora e ótimo salário em Berlim, deixou a Europa para “camelar” no Brasil. Hoje, ela não se arrepende. Tem uma ótima carreira no Brasil e muito mais prazer em trabalhar e viver. Mas também não descarta viver em outro lugar...

Sabe o que quero falar? Todo lugar é bom, para quem se vê bem. Todo lugar é ruim, para quem não se banca. Muitos brasileiros se dão bem realizando empreendimentos no exterior. E não voltam mais. Assim é a vida. Do outro lado, existe uma infinidade de pessoas, tanto aqui, como aí, que vão levando, simplesmente empurrando com a barriga. Para esta multidão, não importa o crescimento profissional, a conquista de maiores patamares, o investimento em si mesmo, objetivos fixos, controle emocional. Importa sobreviver.

O mercado de trabalho, no mundo inteiro, é assim. Alguns poucos lideram, a maioria é liderado. Poderia tecer um monte de teorias a respeito disso, passando do meu passado comunista e sindicalista, até o simples e puro xingamento contra a “elite burguesa”. Mas saquei, conforme os anos foram passando – e olha que passa muito, muito rápido, que ou eu banco a mim mesmo, faço minhas metas de crescimento, qualidade de vida, espiritualidade, grana no bolso, alegria de trabalhar e viver, ou me junto ao choro da maioria.

Por isso, falar em crise só é bom para a imprensa. Crises vão, crescimento vem, e vice-e-versa. E a economia continua girando, assim como o planeta. Em matéria do Financial Times, traduzida em português pelo site da BBC londrina, você pode ver que existem brasileiros se dando bem com empreendimentos em Boston, na área de limpeza e serviços domésticos. E na mesma matéria, pode conferir que, segundo estudos, metade das empresas abertas por brasileiros de Governador Valadares em terras brasilis não dão certo.

Sabe por quê? Por falta de, em primeiro lugar, fé no próprio taco. Em segundo, trabalhar no negócio adequado ao perfil. Em terceiro, estudar a si mesmo, psicologicamente, economicamente, administrativamente. Em quarto, ousadia em fazer diferente, fazer o que os outros não fazem, mas com a própria cara. Em quinto, perseverança. E perseverança nem sempre significa horas exaustivas de trabalho. Perseverar tem muito mais a ver em saber fazer diferente quando uma tática não deu certo. Inventar, estudar ou copiar outra estratégia. Estratégia? Sim, estratégia. E a principal estratégia é a que você utiliza consigo mesmo, para dominar seus medos. Sim, medos. Porque quando a conta ficar negativa e o gerente do banco ligar, você tem que lidar com a situação como um bom jogador, e não um amador cheio de desculpas e sentimento de culpa. Quando você tiver que administrar demissões, é importante saber que a saúde financeira da empresa está em jogo, e não dá “para ser bonzinho” nestas horas, até porque, você é um “empregado” da própria empresa. E olha que fui petista desde os anos 80, e ainda voto no PT. Mas tive que aprender que administrar é diferente de ser paternalista.

Bem, estas são algumas idéias, que demonstram que a crise ou a prosperidade inicia na mente, nas emoções, nos pensamentos e nas atitudes do próprio empreendedor. Isto dá para ser treinado: mente e atitude. Agora a “tal crise” que se fala nos jornais por aí, o máximo que dá é ficar olhando as notícias negativas e balançar a cabecinha, dizendo: ta ruim mesmo...

Alex Possato

Coach, consultor de marketing e comunicação, palestrante e escritor, diretor do Nokomando-realização profissional e pessoal

domingo, 19 de outubro de 2008

10 dicas para o equilíbrio emocional


Você consegue se imaginar em pleno domínio do seu pensamento e das suas emoções, e a partir disso, comandar suas atitudes, rumo ao sucesso pessoal e profissional? Claro que consegue! Sabe por que posso afirmar isso? Porque tenho observado, tanto no meu trabalho diário, como também no trabalho de colegas que utilizam a programação neurolingüística como instrumento de desenvolvimento pessoal, que inúmeras pessoas deixaram problemas dos mais diversos para partirem rumo às suas metas, seus sonhos. O grau dos problemas não importa: dependência química, depressão, falta de motivação, stress, fobias diversas, problemas de relacionamento familiar, baixa auto-estima, dificuldade de comunicação com clientes ou colegas de trabalho, déficit de atenção, problemas financeiros, medos... A lista de problemas pode parecer infinita. Mas não é. Problemas têm tanta realidade quanto a névoa da manhã. Quando o sol surge e começa a esquentar, gradualmente a névoa desaparece.
O sol representa a lista de soluções e recursos pessoais que você tem. Todos os recursos e habilidades necessárias para viver bem e equilibrado já estão em você.
Para auxiliá-lo neste caminho de encontro do seu sol interior, do encontro do estado mental e emocional que proporcionará equilíbrio e harmonia, organizei as 10 dicas abaixo, que você pode mentalizar e transformar num hábito diário:

1 – A realidade do seu mundo é iniciada e mantida por si mesmo, através dos seus pensamentos, emoções e atitudes. Para modificar sua vida, escolha os pensamentos que lhe trazem prazer e realização, dê menos significado às suas emoções e permita ter atitudes focadas em suas metas;

2 – Comece a mudança da sua visão por si mesmo. Observe os pensamentos e emoções que tem a respeito de si, e veja que todos os julgamentos, críticas e limitações são idéias que outros colocaram em você.

3 – Aceite-se como é. Ninguém tem nada a ver se você é rápido ou lento, observador ou dispersivo, dócil ou incisivo, sociável ou introspectivo, impetuoso ou metódico, efusivo ou contido, organizado ou aleatório, com muitos amigos ou poucos, solteiro, casado ou divorciado, com muito dinheiro ou com dívidas, pai, mãe ou filho dedicado ou voltado a si, socialmente engajado ou focado em seu projetos pessoais, trabalhador metódico e de rotina ou um criativo profissional autônomo... Existem exemplos de pessoas felizes e realizadas com todo o tipo de perfil. Nenhuma árvore é igual à outra, mas todas se desenvolvem em sua plenitude;

4 – Tome um tempo para você, todos os dias. Comece com 15 minutos e vá aumentando gradualmente, conforme a sua disponibilidade de tempo. Utilize este tempo como quiser, mas que tenha a ver somente com você. Medite, ande, caminhe, relaxe, faça exercícios, pinte, escreva, dance, ouça música. Mas não ligue rádio, televisão, internet e nem leia. Permita-se estar consigo, seu corpo, pensamentos e emoções. Perceba que você é a pessoa mais importante do universo.

5 – Confie na Lei da Atração, que é natural e universal. Se você permite o equilíbrio, você atrai o equilíbrio. Sem esforço, porque o que é natural, não necessita esforço. Confie que em sua essência, você já possui todos os instrumentos e habilidades para estar bem consigo, com os outros e com o universo.

6 – Perceba o que lhe dá prazer. O que você gosta realmente de comer? Quais bebidas gosta de beber? Que tipos de companhia prefere? Com quem você precisa estar e quais companhias pode descartar? Quais hábitos são bons para você e você gosta? E quais pode modificar? O que poderia fazer de diferente, que lhe daria prazer? Como você percebe o seu corpo? Gosta do sol, ou da água? Do mar, dos rios, das cachoeiras? Ou de ambientes finos e requintados? Gosta de andar descalço, sentir o vento no corpo? Ler coisas diferentes, ver filmes diferentes, ouvir músicas diferentes?

7 – Esqueça o outro. A sua felicidade não depende de ninguém, e ninguém poderá construí-la, a não ser você mesmo. Você é a pessoa mais especial do mundo quando está perfeitamente equilibrado consigo mesmo, e quando isto acontece, a Lei da Atração lhe traz pessoas que podem desfrutar do seu equilíbrio e presença.

8 – Perceba que o outro está envolvido nas próprias emoções e pensamentos, e por isso não o percebe como você gostaria. Mas você, ao perceber esta realidade, pode aproximar-se quando quiser, e afastar-se quando quiser, sem deixar-se interferir emocionalmente.

9 – Perceba que o mundo é neutro e em constante mutação. Nada nem ninguém quer o seu mal, nem o seu bem. Existe o dia e a noite. O sol e a chuva. Nascimentos e mortes. Ganha-se e perde-se dinheiro. Quem dá significado para as coisas que acontecem à sua vida é você mesmo. Você dá o significado que quiser a si mesmo. Você pode e deve fazer a Lei da Atração trabalhar ao seu favor, neste instante. Que tal dar o melhor significado possível à si mesmo? Que tal olhar-se como o ser perfeito e capaz que você é, do jeito que você é?

10 – Não leve a vida tão a sério. Não leve a si mesmo com muita seriedade. Tudo é mutável, passageiro. Aquilo que você deseja para si já existe, potencialmente, agora. Está em seu íntimo, na sua forma de ver e perceber sua vida. Construa e faça o melhor de si, mas também entenda que o resultado é passageiro. Por isso, divirta-se, aprenda e curta o caminhar, em vez de focar-se somente na chegada, no resultado final. Este é o grande segredo do equilíbrio emocional: estar presente em cada ato, no processo, na construção, e saber que o resultado sempre virá, e não é o mais importante.


Alex Possato

Full Life Coach


segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A volta para o Brasil


Quase todo brasileiro no exterior que conheci sonhava com a volta. Saíram por causa da grana, do estudo, de melhores oportunidades, por um amor ou pela aventura, mas pensavam: um dia eu volto.
Se para você, voltar também é um sonho, e você, com certeza, deseja que esse sonho seja bem-sucedido (leia-se: grana no bolso e realização profissional e pessoal), não pode abdicar de uma coisa que não é muito do nosso feitio tupiniquim: o planejamento.
Pois é! Sem planejar, nem aqui, nem na China alguém chega ao sucesso. O planejamento, apesar do “ranço” que a palavra causa, não é necessariamente algo muito doloroso, nem traumático, muito menos trabalhoso. Simplesmente porque você pode (e deve!) planejar ser feliz e satisfeito também. Isso se inclui num bom planejamento: o bem-estar, o equilíbrio, coisas que motivam.
Mas como planejar? O que fazer quando voltar ao Brasil? Como se reciclar, já que a carreira original ficou para trás?
A resposta você consegue investigando dentro de si. O requisito básico para uma volta de sucesso é... querer o sucesso. Pode parecer absurdo, mas muitas pessoas que atendo, por estarem presas a dores do passado, a mágoas, sentimentos conflitivos, perdem suas energias que poderiam ser usadas na construção do seu sucesso em buscar culpados pelo seu fracasso. O que fazer, nestes casos? Bem, é legal fazer uma terapia, até o ponto em que você (se é o seu caso), sinta-se com o vigor suficiente para dar o primeiro passo.

Bem, vou voltar ao tema: como planejar fazer algo no Brasil que dê certo e você se sinta bem? A fórmula é simples pra escrever. Para se praticar, depende de você:
1 – Saber quem você é: quais os seus sonhos, desejos reais (e não vontades), suas aptidões? Quais as suas habilidades? Como você é? Você é introspectivo? Calmo? Agitado? Age mais e planeja menos? Pensa muito e age pouco? Tudo isso deve ser cuidadosamente visto, para que você escolha algo que tenha realmente a ver com o seu perfil. O seu diploma, nesse caso, conta pouco, porque o sucesso não depende em absoluto dos seus cursos. Depende de você saber o que você quer, qual a sua capacidade e bancar-se do jeito que você é.
2 – Saber quem é o seu cliente: de acordo com o que você sabe e você é, você selecionará em que quer trabalhar. A partir daí, deve saber qual é o seu produto ou serviço específico que irá oferecer. E somente então, deverá ver quem é o seu cliente. Quanto ele deve ganhar? Qual a classe social ele pertence? Qual o perfil emocional dele? Quais as necessidades?
3 – Trabalhar sua imagem pessoal: aquilo que os outros percebem de você chama-se imagem pessoal. Puxa, o Antonio é tão simpático! Nossa, ele é competente! Como ele resolve problemas de forma tão fácil! Isso tudo são partes da imagem pessoal que alguém passa. Para você ser bem sucedido e poder cobrar o preço que deseja pelo seu trabalho, a sua imagem pessoal deve estar adequada ao que você vende, aos seus clientes e a si mesmo. Este é um trabalho de marketing pessoal.
4 – Finalmente, o último requisito: marketing. Pois é: qual a diferença de marketing pessoal do marketing? O primeiro é feito em torno da sua imagem. Você se vende como profissional. O segundo é feito em torno do seu produto ou serviço. Você vende eles, que estão atreladosà sua imagem.

Voltar ao Brasil não é difícil, e a oportunidade de você enriquecer neste país é tão grande quanto em qualquer lugar. Não é onde você está que faz a diferença, mas simplesmente o que você quer, o quanto você se valoriza e a estratégia que você usa para chegar lá! O Lula que o diga...
Nos próximos posts, falarei mais detalhadamente nestes 4 passos, explicando alguns métodos para você ir “se investigando”, e aprendendo a descobrir seu pontencial, seus sonhos, assumir a si mesmo e transformar sua mente em mente de empreendedor. Abraços!

Alex Possato
Full Life Coach
Consultor de Comunicação e Marketing Pessoal
http://www.nokomando.com.br/