terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Poder sem limites - Anthony Robbins


Entender um pouco de neurolinguística? Este é o livro

Falo que Anthony Robbins é o típico americano com “cara de sucesso”. Grandão, com pinta de galã, fala e motiva o público como o nosso bom Silvio Santos, atende seus clientes numa ilha do Hawai, vem de helicóptero, estas coisas toda. Lógico que muito disso é imagem… e cá entre nós, eles sabem fazer imagem. Mas vamos ao livro.

Robbins adquiriu umas doenças e isto o deu motivação de se transformar num cara diferente. Durão, obeso e doente, encontrou na programação neurolinguística a motivação para “dar a volta”. O caminho do sucesso está neste livro. “Poder sem limites”, apesar de parecer auto-ajuda comum, é na verdade um bom resumo da teoria da PNL, que é utilizada por treinadores e coaches do mundo todo, para incentivar a alta performance dos seus comandados. E dá certo. Em linguagem bem acessível, utilizando exemplos pessoais, Anthony Robbins desfila os principais elementos da PNL nas 384 páginas da obra. Você aprenderá sobre âncoras, sistemas representacionais, calibragem, sinestésicos, auditivos e visuais e tantos outros termos que parecem coisas do “outro mundo”, mas são parte de um estudo sério sobre comunicação, comportamento e psicologia humana.

Apenas um porém: no estilo bem americano do oba-oba, solução final, o livro as vezes pode deixar transparecer que a aplicação em si mesmo da PNL é fácil e rapidamente eficaz. Não é. Qualquer técnica que exige olhar para si, para seus medos, emoções e comportamentos inadequados, exige vontade.

Objetividade: é um livro que fala sobre os principais elementos da PNL, sem ser chato ou complexo. Isso é uma virtude. Nota 8.

Quebra de conceitos: de forma leve e levado pela empolgação do autor, a pessoa não percebe que está sendo fortemente influenciada a acreditar em si mesmo. Isso, para mim, é ponto positivo. Nota 8

Simplicidade: o livro é simples, fácil de entender. Nota 8.

Funcionalidade: aí é a questão. Não acho que a PNL seja um conhecimento fácil de ser aplicado sem a orientação de um consultor, ou sem ser feito algum curso do assunto. . Nota 6

Conteúdo: mesmo tendo vários elementos da PNL, o conteúdo fica um pouco prejudicado pela simplicidade dos exemplos e pela superficialidade com que são tratados temas importantes. O livro é feito mais para empolgar sobre a PNL (consegue) e sobre o autor (talvez consiga), do que para realmente informar. Nota 6.

Avaliação 7,2

Alex Possato é consultor, escritor e especialista em PNL

Poder sem Limites, Anthony Robbins, Editora Best Seller, R$ 39,90

Você, nokomando da própria vida profissional e pessoal? Poder sem limites (ou quase?)? Nokomando dos seus caminhos? Clique aqui!

4 comentários:

hutchins disse...

Gostei do seu blog. Acabei de fazer um video para o youtube traduzindo para o portugues as 6 Necessidades humanas e o 8 louco de Anthony Robbins. Aí está o link.
http://www.youtube.com/watch?v=nf06e_59ipM

Obrigada e um abraço,

hutchins disse...

Você conhece EFT?

Unknown disse...

Olá! Parabéns pelo blog e pela iniciativa!

Gostaria de complementar seu post com a informação de que os eventos de Tony Robbins não estão mais disponíveis somente para quem fala inglês. :)

Uma empresa canadense, fundada por uma brasileira (claro!), está levando brasileiros para assistir ao Anthony Robbins ao vivo com tradução simultânea para o Português.

Quem tiver interesse pode conferir uma nota sobre isso no link http://anthonyrobbins.com.br/liberte-seu-poder-interior-orlando-2012/

Obrigada e um abraço

hutchins disse...

Gostei da iniciativa. Parabéns. Um abraço,