quarta-feira, 10 de junho de 2009

Inteligência emocional x imagem pessoal e aparência

Esta questão é muito interessante. Todos os nossos órgãos sensoriais estão voltados para fora, por isso, acabamos julgando os outros pela aparência que eles têm, e não exatamente pelo o que são. E o pior: por acreditar nisso, acabamos também assumindo uma aparência muitas vezes diferente de quem realmente somos, porque queremos ser aceitos pelo grupo que pertencemos. Vestimos para agradar os outros, e não para ter prazer e assumirmos quem realmente somos. A inteligência emocional exige um olhar atento para quem somos. E isso implica, muitas vezes, em não andarmos “uniformizados”, com a cara do grupo que pertencemos. Até porque, se queremos ser aceitos (e todos queremos, de certa forma), o que adianta eu andar como todo mundo? Não serei notado. O máximo que acontece é não causar espanto. Serei alguém de pijama listrado no meio de um monte de zebras.

Eu considero a roupa e a aparência um dos mais divertidos testes que podemos fazer, ao nosso modo, para trabalhar a questão da inteligência emocional. Mudar a cor do cabelo, o tipo de roupa, colocar um acessório que nunca usaria… tudo isso provoca emoções. E como lidamos com as nossas emoções? Isso é inteligência emocional. Lembro-me que fui atender um cliente, um vereador de São Paulo, filho de um ex-governador de São Paulo, na Câmara Municipal. Eu estava de sandália de couro, e todos de terno ou roupa social. Ouvi o assessor sussurrar que eu era hippie. Achei engraçado, porque não sou. Atendi o cliente, trabalhamos juntos muitos anos… Fui aceito, do jeito que sou, com minha sandália de couro e tudo… O ponto principal é saber que quem tem que aceitar alguém é a própria pessoa, que aceita a si mesmo. Não é vestir-se para fazer parte do grupo, mas vestir-se para estar bem consigo. E assumir quem você é.

Lógico que cada um tem o seu próprio senso de estética e também do quanto agüenta se provocar. O objetivo não é provocar “os outros”, mas permitir-se a si mesmo. Vou deixar algumas dicas para se trabalhar a inteligência emocional através da mudança na aparência:

1 – investigue-se se você tem uma aparência que gostaria de ter, ou se busca somente se adequar aos outros?

2 – veja quem são seus ídolos, famosos ou não. Quem são as pessoas que admira? Como eles se comportam? Como eles se vestem? O que você vê de bom neles, que quer despertar em si também?

3 – ouse. Busque mudar um acessório. Usar cores que nunca usaria. Estilos diferentes. Cortar o cabelo de diversas formas. Mudar a cor deles. E perceba o que isso causa em você.

4 – perceba seus limites. Dê um passo de cada vez, do seu jeito. Você verá que a pessoa mais importante nesta história é você mesmo. Respeite-se profundamente.

5 – perceba o que você ganha em ser você mesmo. A alegria que é permitir-se fazer o bem para si, vestir de formas mais adequadas a si, comportar-se sem máscaras e saber dominar as próprias emoções que isso pode provocar. Leve isso como brincadeira, diversão… porque trabalhar a aparência não passa disso. É uma grande brincadeira, mas que pode provocar grandes insights.

alex_sindicato2Alex Possato é autor de CDs sobre imagem pessoal e inteligência emocional, escritor, palestrante e diretor do nokomando-desenvolvimento humano. Clique aqui e saiba mais

Dinâmica de consciência corporal, realizada no Grupo de Estudo e Trabalho

Dinâmica de consciência corporal, realizada no Grupo de Estudo e Trabalho

Oficina de Trabalho e Estudo em 12 encontros “Sendo quem você é – com constelação sistêmica”

- trabalhando a inteligência emocional – suas emoções para aceitar a si do jeito que você é, passar por todos os obstáculos que a vida oferece, e ainda se divertir, vivendo presente e em equilíbrio. Clique aqui e saiba mais.

15 comentários:

Unknown disse...

Sou mais uma brasileira no exterior e estou adorando o seu blog!

Um abraço e parabens!

canallondres.tv disse...

Olá Alex,

Primeiro de tudo, parabéns pelo excelente blog. Eu gostaria de apresentá-lo ao Canallondres.tv, um canal de tv online focado nos brasileiros em Londres, mas com uma porção de vídeos bem legais de destinos turísticos europeus, sempre mostrados a partir da ótica de brasileiros que vivem na Europa.
A url é www.canallondres.tv
Caso você curta, temos interesse em trocar links.
Um grande abraço,
Silvino Ferreira Jr.
silvino@canallondres.tv
+44 7984420792

Ren Kurisu disse...

Olá,

sou aluna de Comunicação Social da PUC-Rio e estou procurando brasileiros formados em qualquer profissao que estão morando no exterior para fazer um trabalho para a faculdade, sabe me informar algum?

Agradeço desde já,

Renata

Celular Espião disse...

Adorei o conteúdo do seu site. Aproveite e visite o meu site Conheça este incrível celular batizado de Telefone Espião. A única maneira de você fazer uma escuta de celular. Funciona de modo discreto e grava todas as chamadas recebidas e efetuadas do celular alvo. Lista todas as chamadas com numero, dia, duração da ligação, e hora. Vendemos o celular em duas versões para sua escolha.

Unknown disse...

Olá!
Me chamo Bruno Bomfim e trabalho na agência Núcleo da Idéia Comunicação. Gostaria do seu email para contato a respeito de projetos de parceria.
Aguardo o seu retorno.

mkt6@nucleodaideia.com.br

Anônimo disse...

Ah que legal! Achei um blog de brasileiros no exterior! Ah, deve ser estranho ser brasileiro fora do Brasil em ano de copa... Quanto a se vestir, nossa tendencia eh continuar vestindo como sempre nos vestimos, ou como a maioria ao nosso redor... Em algum caso, essa maioria pode ser bem diferente de tudo que é convencional... Um abraço

Roberta Ristori disse...

Adorei o post! Uma libertação! rsrs. Parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Oi, de vez em quando passo por aki...hoje resolvi postar...gostei do post sobre inteligencia emocional x imagem. Acho que o Brasil é um pais muito preconceituoso quanto a isso, mas aki na Suíça as pessoas se sentem a vontade para se vestirem como quiserem porque ninguem fica olhando engraçado, zoando ou assustando. Muitos não se preocupam com moda nem em mostrar roupas de marca.Nem mesmo tem vergonha de comerem seu lanchinho nas ruas ou nos parques, trazido ou não de casa...Beijus!

ZliaBR disse...

Alex vc é muito bom! Parabéns ;)
Greetings from Austria!
Zelia

Anônimo disse...

APRENDA DICAS DE COMO VIVER NO EXTERIOR

www.satirigon.blogspot.com

Tá afim de parceria no blog?

Unknown disse...

Olá a todos,

Gostaria de divulgar a nossa comunidade de países lusófonos.

Lusofonia: http://www.lusofonia.ning.com

Participe!

Anônimo disse...

Ola, estou planejando fazer um intercâmbio na Australia ja tenho 38 anos e sou empresário no Brasil, como não quero lavar pratos para me manter lhes pergunto o que vender na Australia que os Australianos não tem?

Van 3 em 1:mulher, mãe, profissional disse...

Ola meu nome é vanessa, trabalho numa fabrica de lingerie de alta costura aqui no brasil, São lindas! gostaria de saber se conhece alguma brasileira ai na sua cidade com interesse em revenda de nossas peças, ou ate você mesma como oportunidade de negocio. Se se interessar favor me mande um email para que eu envie os catálogos on line. Vanessarodrigues100@hotmail.com

Obrigada

Anônimo disse...

Oi tudo bem? sou um carioca morando na Inglaterra e tô me aventurando aí nesse mundo dos blogs :-P
O meu é: http://britanizando.blogspot.co.uk/
Abraço!

A^2 disse...

Olá! Muito bacana seu blog...
Gostaria de sugerir que compartilhe em seu blog/Facebook o seguinte post, que tem tudo a ver com a comunidade de brasileiros no exterior!
http://omeioeosi.wordpress.com/2014/01/09/romanticos-desertores-e-camaleoes/
Obrigado e abraços,
André