domingo, 19 de outubro de 2008

10 dicas para o equilíbrio emocional


Você consegue se imaginar em pleno domínio do seu pensamento e das suas emoções, e a partir disso, comandar suas atitudes, rumo ao sucesso pessoal e profissional? Claro que consegue! Sabe por que posso afirmar isso? Porque tenho observado, tanto no meu trabalho diário, como também no trabalho de colegas que utilizam a programação neurolingüística como instrumento de desenvolvimento pessoal, que inúmeras pessoas deixaram problemas dos mais diversos para partirem rumo às suas metas, seus sonhos. O grau dos problemas não importa: dependência química, depressão, falta de motivação, stress, fobias diversas, problemas de relacionamento familiar, baixa auto-estima, dificuldade de comunicação com clientes ou colegas de trabalho, déficit de atenção, problemas financeiros, medos... A lista de problemas pode parecer infinita. Mas não é. Problemas têm tanta realidade quanto a névoa da manhã. Quando o sol surge e começa a esquentar, gradualmente a névoa desaparece.
O sol representa a lista de soluções e recursos pessoais que você tem. Todos os recursos e habilidades necessárias para viver bem e equilibrado já estão em você.
Para auxiliá-lo neste caminho de encontro do seu sol interior, do encontro do estado mental e emocional que proporcionará equilíbrio e harmonia, organizei as 10 dicas abaixo, que você pode mentalizar e transformar num hábito diário:

1 – A realidade do seu mundo é iniciada e mantida por si mesmo, através dos seus pensamentos, emoções e atitudes. Para modificar sua vida, escolha os pensamentos que lhe trazem prazer e realização, dê menos significado às suas emoções e permita ter atitudes focadas em suas metas;

2 – Comece a mudança da sua visão por si mesmo. Observe os pensamentos e emoções que tem a respeito de si, e veja que todos os julgamentos, críticas e limitações são idéias que outros colocaram em você.

3 – Aceite-se como é. Ninguém tem nada a ver se você é rápido ou lento, observador ou dispersivo, dócil ou incisivo, sociável ou introspectivo, impetuoso ou metódico, efusivo ou contido, organizado ou aleatório, com muitos amigos ou poucos, solteiro, casado ou divorciado, com muito dinheiro ou com dívidas, pai, mãe ou filho dedicado ou voltado a si, socialmente engajado ou focado em seu projetos pessoais, trabalhador metódico e de rotina ou um criativo profissional autônomo... Existem exemplos de pessoas felizes e realizadas com todo o tipo de perfil. Nenhuma árvore é igual à outra, mas todas se desenvolvem em sua plenitude;

4 – Tome um tempo para você, todos os dias. Comece com 15 minutos e vá aumentando gradualmente, conforme a sua disponibilidade de tempo. Utilize este tempo como quiser, mas que tenha a ver somente com você. Medite, ande, caminhe, relaxe, faça exercícios, pinte, escreva, dance, ouça música. Mas não ligue rádio, televisão, internet e nem leia. Permita-se estar consigo, seu corpo, pensamentos e emoções. Perceba que você é a pessoa mais importante do universo.

5 – Confie na Lei da Atração, que é natural e universal. Se você permite o equilíbrio, você atrai o equilíbrio. Sem esforço, porque o que é natural, não necessita esforço. Confie que em sua essência, você já possui todos os instrumentos e habilidades para estar bem consigo, com os outros e com o universo.

6 – Perceba o que lhe dá prazer. O que você gosta realmente de comer? Quais bebidas gosta de beber? Que tipos de companhia prefere? Com quem você precisa estar e quais companhias pode descartar? Quais hábitos são bons para você e você gosta? E quais pode modificar? O que poderia fazer de diferente, que lhe daria prazer? Como você percebe o seu corpo? Gosta do sol, ou da água? Do mar, dos rios, das cachoeiras? Ou de ambientes finos e requintados? Gosta de andar descalço, sentir o vento no corpo? Ler coisas diferentes, ver filmes diferentes, ouvir músicas diferentes?

7 – Esqueça o outro. A sua felicidade não depende de ninguém, e ninguém poderá construí-la, a não ser você mesmo. Você é a pessoa mais especial do mundo quando está perfeitamente equilibrado consigo mesmo, e quando isto acontece, a Lei da Atração lhe traz pessoas que podem desfrutar do seu equilíbrio e presença.

8 – Perceba que o outro está envolvido nas próprias emoções e pensamentos, e por isso não o percebe como você gostaria. Mas você, ao perceber esta realidade, pode aproximar-se quando quiser, e afastar-se quando quiser, sem deixar-se interferir emocionalmente.

9 – Perceba que o mundo é neutro e em constante mutação. Nada nem ninguém quer o seu mal, nem o seu bem. Existe o dia e a noite. O sol e a chuva. Nascimentos e mortes. Ganha-se e perde-se dinheiro. Quem dá significado para as coisas que acontecem à sua vida é você mesmo. Você dá o significado que quiser a si mesmo. Você pode e deve fazer a Lei da Atração trabalhar ao seu favor, neste instante. Que tal dar o melhor significado possível à si mesmo? Que tal olhar-se como o ser perfeito e capaz que você é, do jeito que você é?

10 – Não leve a vida tão a sério. Não leve a si mesmo com muita seriedade. Tudo é mutável, passageiro. Aquilo que você deseja para si já existe, potencialmente, agora. Está em seu íntimo, na sua forma de ver e perceber sua vida. Construa e faça o melhor de si, mas também entenda que o resultado é passageiro. Por isso, divirta-se, aprenda e curta o caminhar, em vez de focar-se somente na chegada, no resultado final. Este é o grande segredo do equilíbrio emocional: estar presente em cada ato, no processo, na construção, e saber que o resultado sempre virá, e não é o mais importante.


Alex Possato

Full Life Coach


Um comentário:

Unknown disse...

Caro amigo!
vc me ajudou muito, te agradeço imensamente pelas 10 dicas especiais.
Deus te mantenha dessa maneira ajudando os seres humanos!
Obrigado