segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A volta para o Brasil


Quase todo brasileiro no exterior que conheci sonhava com a volta. Saíram por causa da grana, do estudo, de melhores oportunidades, por um amor ou pela aventura, mas pensavam: um dia eu volto.
Se para você, voltar também é um sonho, e você, com certeza, deseja que esse sonho seja bem-sucedido (leia-se: grana no bolso e realização profissional e pessoal), não pode abdicar de uma coisa que não é muito do nosso feitio tupiniquim: o planejamento.
Pois é! Sem planejar, nem aqui, nem na China alguém chega ao sucesso. O planejamento, apesar do “ranço” que a palavra causa, não é necessariamente algo muito doloroso, nem traumático, muito menos trabalhoso. Simplesmente porque você pode (e deve!) planejar ser feliz e satisfeito também. Isso se inclui num bom planejamento: o bem-estar, o equilíbrio, coisas que motivam.
Mas como planejar? O que fazer quando voltar ao Brasil? Como se reciclar, já que a carreira original ficou para trás?
A resposta você consegue investigando dentro de si. O requisito básico para uma volta de sucesso é... querer o sucesso. Pode parecer absurdo, mas muitas pessoas que atendo, por estarem presas a dores do passado, a mágoas, sentimentos conflitivos, perdem suas energias que poderiam ser usadas na construção do seu sucesso em buscar culpados pelo seu fracasso. O que fazer, nestes casos? Bem, é legal fazer uma terapia, até o ponto em que você (se é o seu caso), sinta-se com o vigor suficiente para dar o primeiro passo.

Bem, vou voltar ao tema: como planejar fazer algo no Brasil que dê certo e você se sinta bem? A fórmula é simples pra escrever. Para se praticar, depende de você:
1 – Saber quem você é: quais os seus sonhos, desejos reais (e não vontades), suas aptidões? Quais as suas habilidades? Como você é? Você é introspectivo? Calmo? Agitado? Age mais e planeja menos? Pensa muito e age pouco? Tudo isso deve ser cuidadosamente visto, para que você escolha algo que tenha realmente a ver com o seu perfil. O seu diploma, nesse caso, conta pouco, porque o sucesso não depende em absoluto dos seus cursos. Depende de você saber o que você quer, qual a sua capacidade e bancar-se do jeito que você é.
2 – Saber quem é o seu cliente: de acordo com o que você sabe e você é, você selecionará em que quer trabalhar. A partir daí, deve saber qual é o seu produto ou serviço específico que irá oferecer. E somente então, deverá ver quem é o seu cliente. Quanto ele deve ganhar? Qual a classe social ele pertence? Qual o perfil emocional dele? Quais as necessidades?
3 – Trabalhar sua imagem pessoal: aquilo que os outros percebem de você chama-se imagem pessoal. Puxa, o Antonio é tão simpático! Nossa, ele é competente! Como ele resolve problemas de forma tão fácil! Isso tudo são partes da imagem pessoal que alguém passa. Para você ser bem sucedido e poder cobrar o preço que deseja pelo seu trabalho, a sua imagem pessoal deve estar adequada ao que você vende, aos seus clientes e a si mesmo. Este é um trabalho de marketing pessoal.
4 – Finalmente, o último requisito: marketing. Pois é: qual a diferença de marketing pessoal do marketing? O primeiro é feito em torno da sua imagem. Você se vende como profissional. O segundo é feito em torno do seu produto ou serviço. Você vende eles, que estão atreladosà sua imagem.

Voltar ao Brasil não é difícil, e a oportunidade de você enriquecer neste país é tão grande quanto em qualquer lugar. Não é onde você está que faz a diferença, mas simplesmente o que você quer, o quanto você se valoriza e a estratégia que você usa para chegar lá! O Lula que o diga...
Nos próximos posts, falarei mais detalhadamente nestes 4 passos, explicando alguns métodos para você ir “se investigando”, e aprendendo a descobrir seu pontencial, seus sonhos, assumir a si mesmo e transformar sua mente em mente de empreendedor. Abraços!

Alex Possato
Full Life Coach
Consultor de Comunicação e Marketing Pessoal
http://www.nokomando.com.br/



Nenhum comentário: