quinta-feira, 5 de março de 2009

Brasileiros fogem do exterior e da crise. Verdade?


Esta notícia saiu no Diário de Pernambuco. E foi baseada em reportagem do ótimo site parceiro Brasileiros nos Estados Unidos. Engraçado que, ao ler a reportagem, você não vê estatísticas. Quando fiz marketing, na facu, lembro o saco que era organizar uma pesquisa com um mínimo de confiabilidade, e até entendo que um jornal não vá a campo confirmar nos números aquilo que eles afirmam nas manchetes. Resultado: eles manipulam a mente dos leitores, com informações sem nexo.

Vamos aos fatos?

“Margaret, uma gaúcha de 35 anos que mora em Frankfurt desde o início de 2008 e pediu para ter o sobrenome preservado, conta que teve um amigo que voltou para o Brasil terça-feira passada. "Ele trabalhava para uma empresa aqui e, assim que voltou de férias, foi informado que teria que voltar para o Brasil por causa da crise. Ele ocupava um cargo alto e acredito que deram preferência para os alemães", diz. De acordo com a OIM, a Alemanha é o país europeu com maior número de imigrantes. A maioria de origem turca, que começou a chegar ao país nos anos 50 para ajudar na reconstrução após a Segunda Guerra Mundial.”

Ótimo,não? Com base em uma entrevista na Alemanha e uma informação que não tem nada a ver – a quantidade de turcos em solo germânico, passa a idéia de que estão acabando os empregos para brasileiros.

Outra entrevista: “Andréa Tom, estilista de 27 anos, voltou para o Recife há duas semanas. Estava estudando em Londres desde setembro. Voltou porque quis. E por causa do frio, conta. Mas trouxe na mala notícias não muito boas de lá. Na capital inglesa, Andréa morou em uma casa com mais três brasileiros que trabalhavam em hotéis (um pernambucano, um baiano e um mineiro). "Depois do réveillon, começaram a antecipar as férias do pessoal. Eles falaram que, em quatro anos, nunca tinham passado por isso. Estavam até querendo ir pra Dubai", conta. Deve ficar ainda pior. A taxa de desemprego no Reino Unido está na casa dos 6%, a mais alta da última década.”

Bem, temos aí um dado relevante: deve ficar pior! Pode? E outra informação altamente digna de crédito: “eles falaram que, em quatro anos, nunca tinham passado por isso”...

Ora, tenha santa paciência! Eu trabalhei no Japão no começo dos anos 90, quando já diziam da crise com o estouro da “bolha” de consumo. As montadoras vendiam menos, os consumidores poupavam e compravam menos. Sim, havia desemprego, Mas havia emprego também. Se você olha um gráfico, e vê uma curva de crescimento em nível 8, e depois esta curva cai para nível 3, será que é crise? Querido amigo brasuka, o que estou querendo dizer aqui não é brigar com as notícias. Só quero alertá-lo para que, seja lá o que você quer fazer da vida, faça. Crises, altos e baixos, dia e noite, sol e chuva são parte da natureza. Mas a mídia sabe muito bem manipular a inteligência emocional das pessoas, incutindo medo... porque isso dá ibope, e o medo é um elemento que corta a capacidade de raciocínio do homem. Logo, ele compra sem pensar...

Se você for paciente, poderá, por outro lado, achar notícias e coisas que lhe aumentam a auto-estima. E cá entre nós, caso queira realmente ser um sucesso na sua vida, pode esquecer a mídia comum. Empreender o seu destino significa tornar-se alienado (como já fui chamado) e tapar o ouvido... Quer uma dica: leia este post super-simpático para conosco, brasukas, que a parceira Brasil na Itália publicou, a partir da Revista italiana GQ... Que tal orgulhar-se de ser brasileiro? E não só orgulhar-se, mas mostrar que brasileiro dá certo?


Alex Possato é consultor de marketing pessoal e diretor do Nokomando-soluções sistêmicas


Atendimento online de constelação familiar sistêmica e consultoria sistêmica de desenvolvimento pessoal e profissional, com a trainer e economista alemã Theresa Spyra – clique aqui e saiba mais


Um comentário:

Jack Daniel's disse...

Bom dia! Meu nome é Daniel Monnerat, sou jornalista da Agência France-Presse Brasil e gostaria de saber se os leitores deste blog conhecem alguém que retornou ao Brasil devido a maiores perspectivas profissionais por aqui. Estamos tentando elaborar uma matéria a respeito do tema. Queremos apurar se isso ocorre por causa da crise, por mérito brasileiro ou devido a ambos os fatores.
Para quem puder e quiser colaborar, meu e-mail é daniel.monnerat@afp.com
Aproveito para elogiar este blog, muito bem elaborado.
Grato pela atenção.