terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Emoções que despertam no exterior


Emocionalmente, todo homem busca o acolhimento, o conforto do lar, o aconchego dos braços amigos. O sentimento de rejeição, de não ter sido suficientemente amado, é um lugar-comum em consultórios de terapeutas e psicólogos. Porém, quando você está na sua zona de conforto, o local onde você sabe dominar, reconhece os limites, entende as regras sociais, sabe também de seus medos, este vazio interior, a dor de não ter sido melhor cuidado pela mamãe, preterido pelo papai, é contornada. Você tem amigos, lugares onde pode relaxar, paisagens que lhe lembram bons momentos, e tudo isso torna suportável esta dor.

Mas... e no exterior? O que acontece? Bem, de maneira geral, todos sentem este vazio. Uns mais, outros menos. E isto é claro: não temos mais os braços dos amigos, nem aquele lugarzinho especial para se encostar. Não entendemos as atitudes dos locais e eles tampouco entendem a nossa. As vezes, se temos o marido ou a esposa, e eles são igualmente brasileiros, temos a possibilidade de nos apoiarmos mutuamente... Mas as vezes o marido não entende... Sabia que homem é uma pedra pra perceber sentimentos? Pois é! A maioria... E se o casal for misto, brasuca e gringo, as vezes fica mais complicado de se entender. O cara, que é gringo, quer fazer de tudo pra esposa se sentir bem, mas ele só pode fazer aquilo que ele percebe. Geralmente miramos naquilo que vemos: por exemplo, o gringo pode pensar que a tristeza é falta de guaraná, café do ponto e feijoada. E toca ele a comprar um monte de enlatados brasileiros! Tenta mostrar as belezas do local, e as coisas que ele considera maravilhosas da região. E não é muito bem sucedido... a tristeza e o vazio continuam. Como lidar com ela?

Vou contar um segredinho: se na superfície temos inúmeras dificuldades de lidar com outras pessoas no exterior, por não entender hábitos, costumes, formas de pensar, no íntimo é muito fácil. Sabe por quê? O que eu falei acima, do vazio, da carência afetiva, da sensação que nossos pais não foram suficientes para nós, serve tanto para um brasileiro como para um chinês. O exterior nos desafia a encarar estas dores com mais seriedade, afinal, queremos viver bem e felizes, não é? E tanto o gringo quanto nós, brasileiros, temos necessidade de preencher este vazio. Não com guaraná, mas com sinceridade. Olhar o passado, perceber quem foram nossos pais, entender que eles fizeram o máximo que eles podiam, dentro do limite deles, é curativo. Olha: e se eles não fizeram nada, e você tem muita mágoa, mesmo assim, eles deram a vida. Ninguém mais poderia fazer isso, a não ser eles. Experimente sentir com o coração a vida que você tem, e transcenda os conceitos de como deveria ser um pai ou mãe..


Um pai já deu tudo o que podia dar ao filho, na hora do nascimento. Entenda o significado da famiília através da Constelação Familiar Sistêmica, e transforme sua vida! Clique aqui!



Um comentário:

Unknown disse...

Cara, vc falou tudo. Legal saber que minhas idéias são recíprocas. Gostei do seu Blog em geral, tô loka prá fazer o meu.
Essa dos pais , amá-los pq foi através deles que viemos prá este mundo, é a pura realidade. Se os filhos carentes pensassem deste modo, esvaziaria bastante os divâs dos analistas.
Um grande beijo!