sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Imagem do Brasil


Vou aproveitar para falar um pouco sobre imagem do Brasil no exterior. Adoro falar sobre imagem, porque acho que a imagem é tudo, como diz a propaganda. Trabalho com imagem pessoal, e posso dizer que a imagem que alguém transmite ao outro é exatamente o quanto ele se considera capaz, competente, importante. É, é necessário um pouco de arrogância, e isto é maravilhoso. Imagine quem seria Jesus, se ele não falasse, com todas as letras, que era o filho de Deus? Isso sem entrar nos méritos da descendência dele... As pessoas compram imagem, e não exatamente capacidade. Mas, para alguém passar uma imagem de capaz, ele mesmo tem que sentir capaz... mesmo não sendo. Não é louco, isso? Porém, é isso mesmo que acontece. Quem disse que o Bush é capaz? Quem diz que o Ronaldinho é o Fenômeno? Quem fala que a Gisele é a maior top model? A princípio de conversa, eles mesmos.

Lula só conseguiu se eleger quando deu um trato na imagem.

Bem, e falando da imagem de um país, parece mais complexo, porque se trata do que milhões de pessoas entendem como é o país que ele mora. A tendência da maioria dos imigrantes brasileiros que saíram em busca de oportunidades para o exterior, é ver o Brasil como um país de poucas oportunidades financeiras... acho que isso é óbvio. Mas será que é realidade? As pesquisas demonstram que o Brasil é, depois dos EUA, o país com maior grau de empreendedorismo do planeta. Mas este é um argumento ainda pouco valorizado no país. O que um brasileiro valoriza, em seu país? A natureza, a beleza das pessoas, a comunicação e simpatia... E o que o brasileiro reclama: geralmente dos hábitos (falar alto, falta de respeito com o patrimônio público, da violência, corrupção, dificuldades financeiras). E é exatamente esta a imagem que o Brasil recebe no exterior: um país bonito, exótico, mas cheio de problemas.

É importante dizer: imagem nunca é a realidade total, mas sim aquilo que comentamos, falamos, expomos, divulgamos. E na opinião deste blog, o Brasil possui aspectos que podem e devem ser valorizados, além da beleza natural.... Pode ter certeza que se esta valorização partir do próprio brasileiro, para fora, a imagem que o país tem no exterior mudará em pouco tempo.

Nos próximos posts estaremos colocando mais dados que podem servir de apoio a este argumento: índices de crescimento, redução das taxas de violência, investimento externo, lucro da empresas, redução da mortalidade infantil, etc.

E você, qual é a sua imagem do Brasil?

Conheça o trabalho especializado em consultoria, planejamento e terapia para brasileiros no exterior! Clique aqui!

Nenhum comentário: