terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Brasileiro é racista!


Isso se passou com uma pessoa muito próxima a mim. Ela é francesa e mora no Brasil há anos. Talvez vocês que moram na Europa, principalmente na França e Alemanha, já tenham percebido a vontade que os nativos daí tem de entrar numa discussão, provocar um bate-boca, trocar idéias num ritmo alucinado. Nossa, como eles gostam de mostrar o que pensam! Vivi isso até com minha esposa, que é alemã. Bem, o caso é que esta francesa adora fazer isso... mas aqui no Brasil. Brasileiro odeia entrar em discussão, busca sempre colocar “panos-quentes”, é polido, não fala sua própria opinião por medo de ofender... Bem, culturas diferentes.

A minha amiga discute tudo: política, moda, jeito de viver, conhecimento, filosofia, banalidades. Bennn... non concordo... E daí vem! Resultado: ela vem e as pessoas falam: xi! Sai fora que a gringa “crica” ta chegando. A ponto dela dizer: brrrasilerrro é tudo raccisssta!!! Non gosta de estrrrangeirrro!

E você que vive aí fora? Já teve alguma experiência de se ver confrontado por um gringo, que sempre quer mostrar o que pensa? Sentiu-se ofendido? Conte a sua história também! Eu, particularmente, demorei muito para entender que este jeito “europeu” de ser não era para mostrar que eu estava errado, uma provocação, mas somente uma coisa cultural. E você? Qual é a sua experiência?

nokomando-desenvolvimento pessoal


2 comentários:

Simone et Eric disse...

Boa tarde...Moro na França e concordo plenamente com o que você disse.Também acho que os franceses reclamam de tudo,trabalho como caixa em um super mercado e nossa, nunca vi povo mais mal-humorado!Cheguei à conclusão que pode ser o clima que os deixa assim.Meu marido, como um bom francês, adora discutir e dar palpites em tudo,e o pior, pensa ter sempre a razão.Mas faz parte, como você disse é cultural.Adorei seu blog.

Unknown disse...

Ainda bem que é cultura e não implicancia...pois assim posso ficar menos chateada com o meu filho. Gringo como é ( suísso, filho de suisso), tem esse jeito de discutir,achar que tem toda a razão do mundo, gosta de argumentar mesmo que isso leve o dia, a noite inteira.
Já gosto mais do meu jeito brasileiro de ficar quieta, deixando a vida mostrar quem tá certo...Beijos!