segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Adaptação num país estrangeiro


O processo de adaptação num país estrangeiro pode ser fácil ou difícil, e quem escolhe somos... adivinhe quem? É, nós mesmos... Como eu posso dizer isso? Será que não existe país mais difícil que outro, povos com hábitos muito diferentes e complicados?
Para responder isso, vou dar uma rápida explicação de como funciona a mente. Quando você nasceu, sua mente veio zerada, e a única coisa instalada era o sistema operacional. Você chorava porque tinha fome, olhava, ouvia, pegava, lambia, e não entendia nada. Seus órgãos internos funcionam sem você precisar pensar nisso. É igual um computador: funciona, mas sem software, nada feito!
E aí, o que acontece? A primeira coisa é a mamãe e o papai falando: Ricardinho, que bonitinho! E você percebe, depois de algum tempo, que esse tal de Ricardinho é você! E aí começam a instalar os programas na sua mente. A língua que você fala é um programa. Como você come, se veste, se relaciona, é outro. O que é amizade, relacionamento, harmonia, tudo são programas. E cada cultura tem seus programas diferentes. Não existe cultura certa e cultura errada: todas elas, simplesmente, são diferentes.

Para um brasileiro, fatores como “estar em grupo”, “fazer barulho”, “falar enquanto come”, “vestir-se a vontade”, “mostrar carinho através de beijos, toques e abraços”, e muitos outros hábitos fazem parte da cultura dele, mas não é necessariamente parte da cultura de outros povos. Em alguns países, é comum falar gritando ao outro, e não significa briga ou desrespeito. No Japão, por exemplo, as ordens de chefes são passadas, geralmente, com rispidez, e devem ser respondidas somente com um “sim”... Já imaginou o brasileiro: “mas... chefinho... será que não dá pra fazer de outro jeito?”.
Fato é que, se queremos tornarmos adaptados rapidamente, é importante entender, valorizar e até assumir parte da cultura local. Pessoas diferentes, instintivamente, provocam receio nos outros. O ser humano busca “os iguais”, aqueles que aparentemente não causariam perigo. Por isso que, quando vemos na rua alguém muito esquisito, vestido de forma estranha e agindo de forma não comum, a tendência é nos afastar: a mente humana está programada para proteger o próprio corpo! Isso é muito interessante e é assim no mundo inteiro!
A regra básica é: quem se adapta ao país do outro é o imigrante – não o contrário. Pode parecer simples, mas quando estamos lá no meio de gente estranha com língua esquisita, e percebemos que eles não entendem e não aceitam nossos hábitos (nossos programas mentais) e nós nos sentimos confrontados com os hábitos deles – e isso provoca medo, a coisa pode não ser tão simples.
A boa notícia é que podemos instalar, desinstalar e reinstalar programas na nossa cabeça, na hora que quisermos, do jeito que acharmos melhor!
Abraços (aos brasileiros). Reverências (aos japoneses) Beijo na bochecha (aos russos)!


Um comentário:

Unknown disse...

Oi Alex,
Vim retribuir a visita.
Com certeza facilita mesmo e muito a vida se pelo menos tentarmos nos adaptar à cultura local,o q nem sempre é fácil depois de uma vida inteira fazendo as mesmíssimas coisas,
Um abraço,