sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A motivação do imigrante


É lógico que você vê o sair do país como solução, seja para os problemas econômicos, seja pra busca de aventura, ou quem sabe um novo relacionamento. Sempre é melhor fazer algo, que não fazer. E as pessoas que têm coragem de sair do próprio país, abandonando sua cultura, hábitos, família, amigos, e se aventurando em algo totalmente novo, merecem a minha admiração e apoio.
A questão que eu quero explicar não é tão complicada: o que é que faz alguém sair da sua zona de conforto, a segurança do lugar conhecido e se aventurar no estranho? De maneira geral, é fugindo da dor ou em busca da satisfação, do prazer. As vezes, os dois elementos estão juntos. Como a mente humana opta somente por uma direção, uma razão, um objetivo, é muito importante para você, imigrante, ou futuro imigrante, saber se você está fugindo dos problemas (financeiros, familiares, de relacionamento, de auto-estima) ou está buscando oportunidades para o sucesso.
Isto é o que irá definir o seu futuro, tanto num país estrangeiro, como na volta ao Brasil. Veja bem: fugir das dívidas não quer dizer buscar riquezas. Fugir da não aceitação, seja da família ou de parceiros, não quer dizer bons relacionamentos. Embora seja um elemento motivador, a dor e o desespero diante de uma situação, em algum momento deverá ser trocado pela motivação que também trás alegria, prazer e realização. Esta motivação significa querer o máximo de prazer, de grana, de conforto, de amizades, de amor... Caso contrário, você até poderá encontrar um bom parceiro, mas não se realizará emocionalmente porque, simplesmente, não está buscando isto. Se você não busca uma flor num supermercado, nem irá notar a seção das plantas, não é mesmo? A mesma coisa serve para quem busca fugir das dívidas e da falta de dinheiro. Estará sempre achando que não tem dinheiro, porque não está buscando a riqueza, mas sim, estar longe do fracasso. Uma coisa não tem nada a ver com outra. A pessoa que olha o fracasso, fica cega diante de oportunidades, e inclusive rejeita-as, porque elas não fazem parte da sua busca. Para estar longe do fracasso, você deve ter o fracasso bem claro, próximo de você, para que você então se coloque numa distância segura. É como buscar não ser mordido por cães bravos. A toda hora que você ver um cachorro, você estará vendo o momento que ele poderá parecer que irá atacá-lo, na sua imaginação. Enquanto isso, o seu amigo que ofereceu uma sociedade num canil de cães de raça, é esquecido. Oportunidade? Não!
Amigo, amiga imigrante. Pode ser que você tenha escolhido sair do país porque alguma coisa no Brasil não estava dando certo. Nada de errado com isso. A coisa é: não persista com o foco naquilo que não está dando certo. Queira o melhor pra você! Se ganha mais que no Brasil, não importa! Ganhe 10, 100 vezes mais! Olhe o padrão do lugar onde você vive, ou irá viver. E multiplique isto por 100! Não se compare por baixo. Olhe os que estão acima, veja o que eles fizeram para alcançar tal patamar, invista em você e vá atrás! Você pode! Você merece!
Cursos e consultoria on-line de motivação, auto-estima e planejamento? Clique aqui!

Nenhum comentário: