quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Ir pro exterior? Pra quê?


Você está pensando em sair do Brasil? Já saiu? E como é esta sensação de largar o seu país? Qual a motivação que leva você?
Acho que é lógico que a maior delas é a parte financeira: ganha-se muito melhor no exterior que no Brasil. Tem gente que também vai pra estudar, se aperfeiçoar, aprender uma língua ou, simplesmente, viver uma aventura!
Como tudo na vida, você deve ter uma forte razão para decidir os rumos que tomará, ainda mais no caso de uma decisão que envolve deixar o país, amigos, família, hábitos, lugares conhecidos, por um outro completamente estranho. Que tal organizar um pouco as idéias? Tanto você que quer ir para fora, como para quem já está no exterior, deve estar bem claro o que você quer conquistar. E isso se faz com algumas perguntas-chave, que é bom responder:

1 – O que eu quero conquistar fora? (foque-se na conquista, não nos problemas)
2 – Quanto quero ganhar? (chute o mais alto possível)
3 – Quanto tempo quero ficar? (ou até: quanto tempo agüento ficar?)
4 – Quanto dinheiro vou trazer do exterior?
5 – O que estou disposto a me arriscar para conseguir este dinheiro?
6 – Quais atitudes que possuo me apóiam nos meus objetivos?
7 – Quais atitudes preciso trabalhar melhor em mim?
8 – Sei a língua do país? Quero saber? Em quanto tempo?
9 – O que pode fazer eu mudar de idéia e abandonar meus planos?
10 – O quanto estou disposto a manter meus objetivos?
11 – O que posso fazer para tornar a saudade menos aguda?
12 – O que faço para fortalecer o meu lado emocional? O que estou disposto a fazer?
13 – Quem são as pessoas que me dão força? Como vou estar em contato com elas?
14 – Quem são as pessoas que me perturbam? Como vou deixá-las a uma distância que não me atrapalhe?

Todo planejamento passa por escrever. E um bom planejamento se faz com muitas perguntas. A pessoa sábia é aquela que não tem medo de perguntar nem aos outros, nem a si mesmo. A pessoa limitada é aquela que só tem certezas. No exterior, muitas das nossas certezas caem por terra abaixo. Por isso, saber lidar com a incerteza, questionando bastante e aceitando as dúvidas como realidade, ajuda fundamentalmente o estrangeiro a viver melhor num país estranho. Até a próxima!

Conheça nossos cursos on-line de planejamento e motivação!

Nenhum comentário: